Sobre
a APAE
Florianópolis

Sobre
a APAE
Florianópolis

Breve Histórico

Fundada em 26 de agosto de 1964, a APAE Florianópolis nasceu com o propósito de construir uma sociedade mais inclusiva. Ao longo de seis décadas de atuação, sua missão tem sido promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e contribuir para uma sociedade mais justa e solidária.

1964

A Fundação

Inicio APAE Florianopolis

Em 26 de agosto de 1964, a APAE Florianópolis deu início às primeiras atividades, nas dependências do SESC no bairro Prainha.

1964

1968

Atividades

Em 1968, a APAE Florianópolis deu um passo significativo, ao inaugurar sua primeira sede no bairro José Mendes. A sede recebeu o nome de Centro de Aprendizagem Rosana Luz, em homenagem à filha do então vice-presidente da instituição, o Sr. Carlos Loureiro Luz. O Centro iniciou os primeiros serviços gratuitos de suporte e educação especial para crianças com deficiência intelectual. No mesmo período, em que foi inaugurada a primeira sede da APAE Florianópolis, foi iniciado o movimento de criação da Fundação Catarinense de Educação Especial.

1973

Ampliação dos atendimentos

Em 1973, com o aumento no número de alunos, foi criado o Centro Ocupacional no bairro Itacorubi. O local passou a atender 17 alunos, em um espaço dedicado ao seu desenvolvimento.

1973

1980

Projeto da Sede Própria

Na década de 1980, o presidente da instituição, Sr. Aldo Brito, iniciou um ambicioso projeto para a construção da sede oficial da APAE. O projeto contou com o apoio do Governo do Estado, comunidade e diretoria. Foi nesse momento que começou a reestruturação pedagógica, técnica e administrativa.

1981

Inauguração novo prédio

Em 26 de agosto de 1981, foi inaugurada a primeira etapa da nova sede oficial com 319m². Em homenagem ao fundador da instituição e primeiro presidente, a sede passou a se chamar Centro Ocupacional Professor Mário Boaventura Feijó.

1981

1984

Primeira Feira da Esperança

No ano de 1984, foi lançada a Feira da Esperança. O evento se tornou o maior evento filantrópico do Sul do país.

1985

O Instituto

Em 1985, o Centro Ocupacional foi renomeado Instituto de Educação Especial Professor Manoel Boaventura Feijó.

1985

2000

Projeto das Casas Lares

Reconhecendo a crescente longevidade das pessoas com deficiência e a necessidade de proporcionar um espaço adequado, a APAE Florianópolis desenvolveu, em 1998, o projeto de construção deste espaço. Em 2000, foi  inaugurada a primeira Casa Lar que passou a atender cinco alunos, em situação de vulnerabilidade social e com necessidade de cuidados especiais.

2021

Centro de Atendimento TEA

No ano de 2021, foi inaugurado o Centro de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista, anexo a sede da instituição no bairro Itacorubi.

2021

2024

Nova Ala

Em 2024, a APAE Florianópolis inaugurou o Centro de Atendimento Especializado Guilherme Kuerten. Com 12.000m², o novo prédio faz parte do processo de ampliação da sede, que hoje atende mais de 800 assistidos entre 0 e 94 anos.

Ao longo de seus 61 anos, a APAE Florianópolis tem se destacado pelo compromisso com a qualidade no atendimento, investindo em tecnologia, infraestrutura e em profissionais qualificados para garantir que cada pessoa com Deficiência Intelectual e/ ou Múltipla e Transtorno do Espectro Autista receba o cuidado necessário.

Hoje, a APAE Florianópolis, atende gratuitamente mais de 800 alunos mantendo seu compromisso de transformar vidas e construir uma sociedade mais inclusiva.

Missão

Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços. Apoiando família na melhor qualidade de vida da pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e com Transtorno do Espectro Autista. Assim construindo uma sociedade justa e igualitária.

Visão

Promover o bem comum, contribuindo para a redução da desigualdade social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e transtorno do espectro autista.

Valores

  • Inclusão;
  • Respeito com os direitos do cidadão;
  • Ética;
  • Humanização;

DIRETORIA EXECUTIVA

Walter Miguel - Presidente

Alair Odete Quintino Ribeiro – Vice-Presidente

Márcia Gallotti Peixoto - 1ª Diretora Secretária

Marli Makowiecky Peixoto - 2ª Diretora Secretária

Ana Carolina Becker - 1ª Diretora Financeira

José Carlos Furtado Schultz – 2º Diretor Financeiro

Ricardo de Souza Mendonça - Diretor de Patrimônio

Vera Lucia Machado Mendonça -1ª Diretora Social

Neiva Maria Passos Miguel – 2ª Diretora Social

Conselho Administrativo

Aldo Brito

Arlete das Graças Torri

Alíria Patricia Martins Walter

Alice Thummel Kuerten

Elizabeth Teresa Donato das Neves

Mônica Joesting Sieldler

Carlos Eduardo Reitz

Aroldo Boschetti Soster

Conselho Consultivo

Aldo Brito

Ana Lúcia de Andrade

Elizenia Prado Becker

Luiz Alberto Silva

Arlete das Graças Torri

Ricardo de Souza Mendonça

Elizabeth Teresa Donato das Neves

Conselho Fiscal

Reinaldo José Silveira

André Luiz Machado Cardoso

Marcelo Melo Goulart

SUPLENTES

Luciana Porciuncula Baréa

Wanderley Carlos Felix

Eliane Maria Lopes Arruda

Auto Defensores

Sérgio Luiz Simões

Rute Timm

Procurador Jurídico

Zilton Vargas

Contamos com
a ajuda de importantes
apoiadores.