A palestra propõe uma reflexão sensível e prática sobre o papel da arte e da cultura como
ferramentas de inclusão e expressão nos contextos educacionais que envolvem alunos com
autismo e deficiência intelectual e múltipla. A partir de exemplos e propostas acessíveis,
serão apresentados caminhos para potencializar a comunicação, a criatividade e o
pertencimento desses estudantes, valorizando seus corpos, tempos e modos de estar no
mundo.
Horário: 10h00
Público-alvo: professores e educadores da rede pública de ensino.
Duração: 1h00
PALESTRANTES:
Patrícia dos Anjos Souza
Graduada no Curso de Licenciatura em Educação Física pela UFSC (2015). Pós-graduada em Psicomotricidade e Pós-Graduanda em Autismo com Base no Modelo de Ensino Estruturado. Professora de Educação Física e Psicomotricidade no Centro de Atendimento ao TEA na APAE Florianópolis, desde 2015, e Professora e Coreógrafa do grupo de Dança APAE Florianópolis, desde 2024. Recentemente, em 2025, seus alunos receberam premiações no "XIII Festival Regional Nossa Arte", com o primeiro lugar na categoria "Dança Contemporânea" e segundo lugar na categoria "Dança Folclórica".
Marília Rodrigues Pozzibon
Graduada no Curso de Bacharelado em Educação Artística com ênfase em Artes Plásticas (USJT). Pós-Graduada em Arteterapia e Pós-Graduanda em Autismo com Base no Modelo de Ensino Estruturado. Atualmente atende presencialmente como Professora de Arte para jovens e idosos na APAE Florianópolis, desde 2018, e Arteterapeuta, de forma online, para adolescentes e mulheres. Marília já atuou em trabalhos artísticos no cinema e teatro com figuração e Contação de histórias. Foi premiada, em 2012, na exposição "Jovens Profissionais", em primeiro lugar na categoria "Arte", e agora, recentemente, em 2025, seus alunos receberam premiações no "XIII Festival Regional Nossa Arte", com o primeiro lugar na categoria "Artes Visuais", primeiro lugar em "Música" e terceiro lugar em "História em Quadrinhos".
OBJETIVOS:
- Compreender a arte e a cultura como recursos pedagógicos inclusivos e mediadores das
relações na diversidade;
- Estimular o olhar sensível do educador para o corpo como linguagem e território de
aprendizagem;
- Promover o diálogo entre teoria e prática, articulando princípios da educação inclusiva,
da psicomotricidade e da mediação cultural.
CONTEÚDOS ABORDADOS:
- O corpo diverso na escola: percepção, movimento e expressão;
- Experiências inspiradoras em contextos escolares e sociais.
METODOLOGIA:
Exposição dialogada com recursos audiovisuais, relatos de experiências e demonstração de
práticas artísticas adaptáveis à realidade escolar.
RESULTADOS ESPERADOS:
Ao final da palestra, espera-se que os professores ampliem seu repertório de estratégias
inclusivas, reconheçam a potência da arte e da cultura na diversidade de corpos e se sintam
inspirados a aplicar intervenções criativas e humanizadas em suas práticas pedagógicas.
Esta palestra se trata de uma contrapartida social que visa atender os requisitos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/1991 e suas normativas) e a Lei de Incentivo à Cultura de Florianópolis (Lei nº 3.659/91 e suas normativas).
Observação: Os dados coletados são confidenciais e serão usados apenas para fins de organização do evento e emissão de certificado.
Participe através do link: https://www.even3.com.br/palestra-intervencoes-com-arte-e-cultura-na-diversidade-de-corpos-autismo-e-deficiencia-intelectual-e-multipla-650907