Quem Somos
A APAE Florianópolis, mantenedora do IMBF (Instituto de Educação Especial Professor Manoel Feijó), presta atendimento de qualidade a mais de 600 pessoas com deficiência intelectual, múltipla e TEA.
Balanço Social 2020
Visando à transparência de nossas ações no exercício da responsabilidade social, apresentamos nosso balanço social 2020 com informações qualitativas e quantitativas, das áreas de atuação da APAE Florianópolis, bem como do nosso relacionamento com a sociedade na qual estamos inseridos.
Balanço Patrimonial 2020
O balanço patrimonial apresenta receitas e despesas do período.
Notas Explicativas
Notas com maiores informações sobre as Demonstrações Contábeis da APAE Florianópolis.
Histórico
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Florianópolis), completou em 26 de agosto de 2023, 59 anos de sua existência.
Fundada em 1964, a APAE de Florianópolis tem como missão promover e articular ações de defesas, de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio a família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e a construção de uma sociedade justa e solidária.
Iniciou suas atividades nas dependências do SESC SENAC, no bairro prainha. Em 1973, já apresentando necessidades de ampliação de espaço, foi criado o centro ocupacional, agora então na Rodovia Admar Gonzaga, para atender 17 alunos.
Na década de 80, o presidente da instituição somou todos os esforços e realizou um plano para a construção física da APAE, contando com a participação do Governo do Estado, da comunidade e da diretoria, e paralelamente a construção física houve uma reformulação de toda a estrutura técnica, administrativa, pedagógica, financeira, proporcionando um atendimento de melhor qualidade à pessoa com deficiência intelectual.
Em 1984, é idealizado e lançado o maior evento filantrópico anual para arrecadação de recursos para a instituição (Feira da Esperança), que agrega um grande numero de voluntários, e atualmente é considerado o maior evento filantrópico realizado no Sul do País. Tendo à frente a Sra. Lyarita Moritz Fullgraff.
Em 1985, o centro ocupacional passa a se chamar Instituto de Educação Especial Professor Manoel Boaventura Feijó.
Tendo em vista a maior longevidade das pessoas com deficiência, em 1998 foi desenvolvido um projeto de casas lares. No ano de 2000 foi inaugurada a primeira casa lar que abriga hoje três alunos órfãos, oferecendo atendimento completo.
Desde então, as diretorias da APAE Florianópolis vem procurando priorizar a excelência no atendimento, investindo em equipamentos e profissionais extremamente habilitados para prestar um serviço de qualidade à pessoa com deficiência intelectual.
Atualmente, a APAE de Florianópolis atende 640 alunos com deficiência intelectual e ou múltipla, e continua investindo na qualidade dos serviços prestados gratuitamente.
- Diretoria Executiva
- Conselho de Administração
- Conselho Fiscal
- Conselho Consultivo
- Auto Defensores
- Procurador Jurídico
Alair Odete Quintino Ribeiro - Vice Presidente
Márcia Gallotti Peixoto - 1a Diretora Secretária
Marli Makowiecky Peixoto - 2a Diretora Secretária
Mônike Carolina Pereira - 1° Diretor Financeiro
Ana Carolina Becker - 2a Diretora Financeiro
Ricardo de Souza Mendonça - Diretor de Patrimônio
Vera Lucia Machado Mendonça -1a Diretora Social
Neiva Maria Passos Miguel - 2a Diretora Social
Arlete das Graças Torri
Alíria Patrícia Martins Walter
Alice Thummel Kuerten
Elizabeth Teresa Donato das Neves
Mônica Joesting Sieldler
Carlos Eduardo Reitz
Reinaldo José Silveira
Arlindo Torri
André Luiz Machado Cardoso
Suplentes:
Luciana Porciuncula Baréa
Marcelo Melo Goulart
Wanderley Carlos Felix
Ana Lúcia de Andrade
Elizenia Prado Becker
Luiz Alberto Silva
Arlete das Graças Torri
Ricardo de Souza Mendonça
GuiLlierme Wiener Monteiro de Barros
Julie Helena Carpes Alves Soares Correa
Suplente:
Lucas Pereira