Por muitos anos, pessoas com deficiência foram e ainda são tratadas de forma capacitista. O capacitismo é um termo muito discutido, e que aborda a discriminação de pessoas com deficiência, isto é, a manifestação de preconceito ao pressupor que existe um padrão corporal e mental que torna essas pessoas inaptas para exercer às atividades na sociedade.
Visando contribuir com a promoção da cidadania e inclusão social, as APAEs criaram o programa "Autogestão, Autodefensoria e Família", um movimento que dá voz às pessoas com deficiência evidenciando a autonomia, pensamento crítico e interesses sociais delas e do grupo ao qual participam.
O objetivo da coordenadoria é eleger alunos que possam atuar como autodefensores, que apresentarão sugestões e ideias para defender, ampliar e garantir os direitos e deveres deles e dos demais.
Os autodefensores participam de todos os eventos, assembléias e reuniões da diretoria de cada APAE (no âmbito municipal) e da diretoria da Federação das APAEs de Santa Catarina (FEAPAEs-SC).
Nossos alunos Autodefensores: Sergio Luiz Simões e Rute Timm.
#SemanaDosAutodefensoresDasAPAEs #60AnosAPAEFloripa #APAEFloripa #Inclusão #EducaçãoEspecial 🙌🏻🗓