A organização da rotina do autista em momentos de afastamento do ambiente da educação especial.
A criança autista tem o direito de brincar, assim como qualquer outra. Porém, precisamos lembrar que sua mente funciona de maneira diferente, ou seja, é muito importante respeitar o tempo da criança/do adulto autista e, a partir disso, estabelecer atividades e brincadeiras com objetivo de adquirir uma evolução pedagógica mediando a aprendizagem destes.
É de suma importância buscar manter organizada a rotina dessas pessoas através da construção de uma agenda de figuras, fotos ou texto(para aqueles que sabem ler) com tudo que irão fazer no dia ou por período (manhã e tarde), visto que a previsibilidade da rotina, ou seja, tornar visível a rotina diária é um forte fator para que haja um bom funcionamento nas atividades diárias ao longo deste período de afastamento do ambiente da educação especial.
Temos também a premissa de que a criança autista, assim como qualquer outra, pode gostar/preferir brincar ou realizar suas atividades sozinhas. É importante criar uma estratégia para aproximação e mediar as brincadeiras que a criança está realizando, trazendo-a para as atividades que deseja que ela execute com você, desde que não force criando um desconforto e descontrole para a criança.
Durante o período de isolamento o mal estar psicológico pode se instalar. Fragiliza nossa capacidade de adaptação e reação ao estresse de confinamento, produzindo respostas fisiológicas e emocionais que podem impactar nosso sistema imunológico e a condição de equilíbrio mental para enfrentamento de situações adversas.
Considerando a pandemia do COVID-19 e com vista a resguardar a saúde mental de nossos alunos e responsáveis, o setor de psicologia da APAE Florianópolis estará abrindo horários para acolhimento e orientação online (via WhatsApp).
Horários de Atendimento: Das 9h às 11h e das 14h às 17h.
Contato exclusivo para alunos e responsáveis: (48) 9 8808-3547