
A Farmácia Escola da UFSC que fornece medicamentos especiais, tem uma nova organização durante este período de quarentena.
A Farmácia Escola está fechada para reorganização do atendimento devido a pandemia.
Apenas os pacientes que receberem telefonema da farmácia escolas devem ir até o local.
Quem for até lá sem ter recebido a ligação da Farmácia Escola NÃO será atendido.
Todas as renovações serão automáticas.
Não há necessidade de vir trazer documentos no momento.
O telefone da farmácia está sendo utilizado para entrar em contato com os pacientes para o novo agendamento.
Além de simples e divertidas, as brincadeiras com sopro ajudam a treinar a musculatura da face e contribuem para as funções de fala, respiração, mastigação e deglutição!
Para realizarmos é necessário que a mandíbula se mantenha estável, a língua se retraia para que os lábios possam sustentar o sopro, onde esses movimentos também fazem parte da produção da nossa fala.
As brincadeiras com o sopro podem nos trazer alguns benefícios, como:
Dica da Equipe Fonoaudiologia APAE Florianópolis.
Informação importante para nossas famílias
A partir de hoje (03/04/2020) o CRAS estará fornecendo cestas básicas para as famílias cadastradas.
Para receber é necessário agendar com o CRAS de sua região.
Caso não faça parte do CADUNICO, informe ao CRAS via telefone, email ou Facebook para verificar como proceder.
Importante:
O CRAS não receberá ninguém sem agendamento prévio e o número de cestas básicas é limitado.
Dúvidas entre em contato com setor de Serviço Social, nossos profissionais (em home office) estão disponíveis para esclarecer.
Horário de atendimento às famílias
09:00 às 11:30 e 14:00 às 17:00h pelo fone:
(48) 9994702597
Dia 02 de abril é o dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, esse dia foi estabelecido pela ONU como referência sobre a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.
A data mostra para a sociedade que os Autistas estão lutando pelos seus direitos e precisam ser incluídos seja na escola, na família, mercado de trabalho, mostrando que juntos podemos criar um mundo melhor e uma sociedade com mais oportunidades para aqueles com autismo.
Para divulgar e prestigiar as atividades de nossos alunos e profissionais, criamos um canal no Youtube com alguma dicas e também com os vídeos que nossos alunos estão enviando para mostrar o que tem feito em casa.
Neste momento de confinamento achamos importante compartilha.
Faça uma visita: https://www.youtube.com/apaefloripa
Durante o período de quarentena o seu BPC (Benefício de Prestação Continuada) não poderá ser suspenso ou bloqueado.
Para aqueles que já possuem o benefício e precisam fazer a prova de vida, não se preocupe, ela está suspensa por 120 dias.
Para quem já deu entrada no requerimento e está como perícia agendada: A perícia será feita online (pela internet).
O laudo médico deve ser enviado pelo Meu INSS no site ou pelo aplicativo.
Em atendimento às orientações do Ministério da Saúde quanto à prevenção ao Covid-19 (Coronavírus) o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), confirma que os segurados podem ter acesso aos serviços ou pedir um benefício do INSS diretamente pela Internet.
Basta acessar o Meu INSS através do https://meu.inss.gov.br/central/
Para aposentados e pensionistas a segunda parcela do décimo terceiro salário será antecipada para abril e maio; lembrando que os beneficiários do BPC não possuem direito ao décimo terceiro.
Horário de atendimentos do Serviço Social
09:00 às 11:30h
14:00 às 17:00h
Fone: (48) 99947-2597
Prezados (as) Amigos (as) Apaeanos (as)
A APAE de Florianópolis e sua diretoria, - atendendo decretos a níveis: nacional, estadual e municipal e visando ações de enfrentamento e combate à Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCov), conforme determinou a OMS como pandemia do novo Coronavírus, com graves desdobramentos afetando sobremaneira a Saude Pública - na tentativa de não paralisar suas atividades, buscou se adaptar para não sofrer solução de continuidade em sua totalidade.
A APAE vem a público AGRADECER o comprometimento e a eficiência dos (as) profissionais de todas as APAEs do Estado de Santa Catarina, Funcionários da FCEE e terceiros, envolvidos no movimento, pela manutenção dos trabalhos, embora em regime de quarentena, realizados a partir de seus lares, via home office, permitindo que seus alunos e familiares continuassem conectados, recebendo informações e atualizações da instituição.
Já foi detectado e catalogado, neste período, centenas de trabalhos, vídeos, textos e orientações, reconhecidamente de alto nível, por parte de todos os setores.
Mais uma vez, há que se reconhecer e reafirmar às famílias Apaeanas, o EXCELENTE trabalho que se tem realizado, com notada importância e inovações ao longo dos anos.
Por fim, entende a APAE que a fórmula ora experienciada, tem dado tão bons frutos que se mostra favorável à manutenção deste processo de trocas de informações, após o término desta pandemia, que com certeza terá um fim.
A APAE reafirma seu objetivo maior, qual seja, trabalhar unido com seus profissionais e funcionários para o engrandecimento da instituição, buscando métodos e processos que coloquem seus alunos num patamar de bem-estar, acolhida e inclusão na sociedade que integra.
Pedimos ao Criador que interceda por nós e pelo pronto restabelecimento de todos os doentes do mundo e pela descoberta da vacina da cura para o COVID-19.
Ricardo de Souza Mendonça
Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Florianópolis
A organização da rotina do autista em momentos de afastamento do ambiente da educação especial.
A criança autista tem o direito de brincar, assim como qualquer outra. Porém, precisamos lembrar que sua mente funciona de maneira diferente, ou seja, é muito importante respeitar o tempo da criança/do adulto autista e, a partir disso, estabelecer atividades e brincadeiras com objetivo de adquirir uma evolução pedagógica mediando a aprendizagem destes.
É de suma importância buscar manter organizada a rotina dessas pessoas através da construção de uma agenda de figuras, fotos ou texto(para aqueles que sabem ler) com tudo que irão fazer no dia ou por período (manhã e tarde), visto que a previsibilidade da rotina, ou seja, tornar visível a rotina diária é um forte fator para que haja um bom funcionamento nas atividades diárias ao longo deste período de afastamento do ambiente da educação especial.
Temos também a premissa de que a criança autista, assim como qualquer outra, pode gostar/preferir brincar ou realizar suas atividades sozinhas. É importante criar uma estratégia para aproximação e mediar as brincadeiras que a criança está realizando, trazendo-a para as atividades que deseja que ela execute com você, desde que não force criando um desconforto e descontrole para a criança.